As sessões de 2014 serão sempre às quartas-feiras, no auditório do CSE

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O CIRCULA, em mais uma edição...



por Rubens Lopes, bolsista no IELA

O Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho exibiu ontem, em sessão especial, o filme "O som ao redor" produzido em Pernambuco pelo diretor Kleber Mendonça Filho. A sessão começou com um debate sobre o tema da especulação imobiliária que é retratada na obra. O filme mostra como a vida das pessoas é afetada pelas mudanças bruscas causadas pelo crescimento das cidades. A proposta do CIRCULA é apresentar as produções cinematográficas feitas na America Latina e propor um debate crítico sobre a conjuntura dos países.

O filme de Kleber Mendonça Filho foi lançado em 2012 e disponibilizado pelos internautas na internet. Em sua página do Facebook o diretor disse que fica feliz que mais pessoas possam ver o seu trabalho. Em algumas salas de cinema de Pernambuco o filme já foi exibido, aqui em Florianópolis o CIRCULA abriu uma sessão especial para divulgar e debater a obra analisando a conjuntura e as semelhanças do tema na vida das pessoas que moram aqui.

Em Florianópolis, o Plano Diretor Participativo que define a vida e a forma de organizar a cidade está sendo debatido pelas comunidades que elaboraram estudos e concretizaram uma proposta que mostra que é possível uma cidade que valorize a vida e a natureza. A Prefeitura Municipal na gestão do ex-prefeito Dário Berger entregou o Plano Diretor (que não era mais Participativo) para uma empresa de fora da cidade, a Fundação CEPA. Nessa proposta ficam os prédios de mais de 6 andares, o que antes era proibido pelo Plano Diretor, e em consequência o aumento da especulação imobiliária.

E daí, que cidade tu quéx?
"A cidade não para, a cidade só cresce
o de cima sobe e o debaixo desce"
Chico Science 





Fotos: Giuliano Bianco

sábado, 13 de abril de 2013

Sessão Especial: 17 de abril às 18:30 h - O som ao redor



SESSÃO ESPECIAL

ABRIL

Dia 17/04/13 . Quarta-feira 18:30 h

O som ao redor
Direção: Kleber Mendonça Filho
131 min
2012
Brasil

Sinopse

A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranquilidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa.

Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.

Visite a página do filme, clicando aqui.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Guantanamera


O CIRCULA exibiu, ontem (03/04/13), na segunda sessão do ano o filme "Guantanamera" dos diretores Tomás Gutierrez Alea e Juan Carlos Tabió. Guantanamera é uma comédia que se passa em Cuba, quando uma grave crise de combustível se abate sobre a Ilha. O objetivo do CIRCULA é mostrar, através do cinema, que na América Latina e no Caribe existe muita gente capaz de refletir de maneira original a realidade social da região. A programação continua sempre às quartas-feiras, 18:30h no auditório do CSE, acompanhe e participe!


  Fotos: Giuliano Bianco

Sétimo ano do CIRCULA ALI PRIMERA em 2013


O CIRCULA - Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho abriu a programação 2013 com o filme "Un día sin mexicanos" de Sergio Arau. Este é o sétimo ano do CIRCULA que propõe, através do cinema, e de maneira sistemática, mostrar a vida que se expressa nessa parte do continente. Através do IELA, pretende-se fazer esse caminho de divulgação sempre colado ao conhecimento da vida, da política e da conjuntura de cada país.


 
Fotos: Giuliano Bianco