As sessões de 2014 serão sempre às quartas-feiras, no auditório do CSE

terça-feira, 24 de junho de 2008

Circuito de Cinema do IELA apresenta novo ciclo de filmes



O Circula inicia esta semana o ciclo de filmes “Tentativas de golpe na América Latina” , no qual já estão confirmados dois documentários. O primeiro deles será nesta quinta-feira, dia 26, às 18h30min, "El último combate de Salvador Allende", uma produção de 1998, que envolve o Canadá, Chile e França.

11 de setembro de 1973. As Forças Armadas do Chile bombardeiam o palácio presidencial La Moneda. O velho edifício arde em chamas. Em seu interior, o presidente Salvador Allende está acompanhado de aproximadamente cinqüenta pessoas, que resistem ao sangrento golpe militar. Os golpistas tentam negociar com Allende, oferecendo a oportunidade de fugir do país com seus familiares e colaboradores. Cerca de quatro horas mais tarde, o cadáver do presidente é tirado das ruínas do La Moneda. Quinta feira 26 de Junho, Auditório do CSE, às 18:30 h.

Na próxima quinta-feira, dia 03 de julho, no Auditório do CSE, às 118:30 h. será a vez do documentário Evo Pueblo, do diretor Tonchi Antezana. A última gravação do filme foi no dia 03/06, de uma cena que remonta a morte do líder indígena Tupac Catari, comandante de um levante popular em 1781 contra autoridades coloniais. Tupac Catari, que foi esquartejado em praça pública, é um personagem emblemático na Bolívia e uma grande inspiração para Evo desde criança.

O filme narra a infância pobre de Morales em Orinoca, uma das regiões mais pobres da Bolívia, que, por sua vez, carrega o triste título de país mais pobre da América do Sul. Depois a dura passagem para a juventude em subempregos e trabalhos no campo até entrar para o movimento sindical, tornar-se líder político dos cocaleiros e chegar à presidência em 2006. Evo Pueblo deve chegar às telas entre setembro e outubro deste ano na Bolívia, sem previsão de estréia no Brasil. No documentário, há passagens históricas sobre uma Bolívia ainda pouco conhecida.
É ver e conferir.

Nenhum comentário: