As sessões de 2014 serão sempre às quartas-feiras, no auditório do CSE

quarta-feira, 17 de março de 2010

30 de março de 2010: Che, el Argentino


Che – El Argentino

Sinopse

O filme começa em Havana, em 1964, quando Che Guevara (Benicio Del Toro) é entrevistado por Lisa Howard (Julia Ormond), que lhe pergunta se as reformas na América Latina não irão refrear a mensagem da revolução cubana. Regressa-se a 1955 onde, na Cidade do México, Guevara se encontra pela primeira vez com Fidel Castro (Demián Bichir). Castro ouve os planos de Che e torna-se membro do Movimento 26 de Julho que ambiciona derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista. De novo em 1964, Guevara dirige-se à Assembleia Geral das Nações Unidas, onde faz um discurso inflamado contra o imperialismo americano.

Em Março de 1957, Guevara encontra-se debilitado pela asma enquanto o seu grupo de revolucionários se encontra com o grupo de Castro. Juntos, atacam um quartel. No ano seguinte, a guerrilha aproxima-se de Las Villas. Acontece depois a Batalha de Santa Clara, onde Che evidencia a sua mestria táctica. Próximo do fim surge a vitória: Guevara segue para Havana dizendo “a guerra foi ganha, a revolução começa agora”.

Esta é a primeira parte de um filme que retrata a ação revolucionária do famoso Ernesto “Che” Guevara, centrando-se na revolução cubana. A segunda parte, que estreia no princípio de Abril, aborda o período que passou com os guerrilheiros na selva boliviana até à sua morte. Uma obra de grande fôlego - mais de 4 horas no conjunto das duas partes - sobre uma das personalidades mais marcantes do século XX. Foi exibido em antestreia no último Festival de Cannes (onde Benicio Del Toro venceu o prémio de Melhor Actor) e foi o filme de abertura do último Fantasporto. Del Toro venceu também o Goya de Melhor Actor por um papel que marcará para sempre a sua carreira.

Realizador Steven Soderbergh

Atores: Benicio del Toro, Catalina Sandino Moreno, Demián Bichir, Rodrigo Santoro, Benjamín Benítez, Julia Ormond

Espanha, França, EUA – Biografia

Primeira parte da história de Che Guevara vista por Steven Soderbergh e encarnada por Benicio Del Toro.

A data do filme Che, ficou marcada para o dia 30/03 - Terça-feira (e não 23/10 - quinta - como indica o cartaz)

Nenhum comentário: