As sessões de 2014 serão sempre às quartas-feiras, no auditório do CSE

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O CIRCULA, em mais uma edição...



por Rubens Lopes, bolsista no IELA

O Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho exibiu ontem, em sessão especial, o filme "O som ao redor" produzido em Pernambuco pelo diretor Kleber Mendonça Filho. A sessão começou com um debate sobre o tema da especulação imobiliária que é retratada na obra. O filme mostra como a vida das pessoas é afetada pelas mudanças bruscas causadas pelo crescimento das cidades. A proposta do CIRCULA é apresentar as produções cinematográficas feitas na America Latina e propor um debate crítico sobre a conjuntura dos países.

O filme de Kleber Mendonça Filho foi lançado em 2012 e disponibilizado pelos internautas na internet. Em sua página do Facebook o diretor disse que fica feliz que mais pessoas possam ver o seu trabalho. Em algumas salas de cinema de Pernambuco o filme já foi exibido, aqui em Florianópolis o CIRCULA abriu uma sessão especial para divulgar e debater a obra analisando a conjuntura e as semelhanças do tema na vida das pessoas que moram aqui.

Em Florianópolis, o Plano Diretor Participativo que define a vida e a forma de organizar a cidade está sendo debatido pelas comunidades que elaboraram estudos e concretizaram uma proposta que mostra que é possível uma cidade que valorize a vida e a natureza. A Prefeitura Municipal na gestão do ex-prefeito Dário Berger entregou o Plano Diretor (que não era mais Participativo) para uma empresa de fora da cidade, a Fundação CEPA. Nessa proposta ficam os prédios de mais de 6 andares, o que antes era proibido pelo Plano Diretor, e em consequência o aumento da especulação imobiliária.

E daí, que cidade tu quéx?
"A cidade não para, a cidade só cresce
o de cima sobe e o debaixo desce"
Chico Science 





Fotos: Giuliano Bianco

Nenhum comentário: